Notícias

Aqui você encontra uma atualização diária com as principais notícias para você ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado de cria.


Notícia sintetizada a partir de matéria publicada pelo Giro do Boi, em 18/08/2022.


TOUROS COM TESTE DE ACURÁCIA: VOCÊ SABE O QUE É?

A pecuária de corte vem promovendo uma evolução tecnológica sem precedentes na sua história. O pecuarista está investindo na sua competitividade presente e futura. E nesse contexto ainda chega uma notícia muito boa para o criador, sobre a segurança de seus investimentos em genética.

Touros Nelore sobre pasto, caminhando de frente. Ao fundo, vê-se um cercado e uma árvore no pasto.

Quanto mais touros validados pela acurácia, melhor.


O portador das boas novas é o doutor em genética e melhoramento bovino Paulo Nobre, pesquisador e gestor do Programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande (MS), que soma esforços com o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ e, juntos, somam mais 230 mil animais genotipados.

Paulo Nobre destaca que os Testes de Acurácia mostrando a proximidade entre o resultado experimental e o desempenho real no campo permitem, hoje, afirmar que a progênie de certos bovinos terá o mesmo padrão de seus pais, não irá mudar. “De certa forma, isso é uma garantia de investimento para o criador”, diz o pesquisador.


Grupo de garrotes em curral, fortes e saudáveis. Raça Nelore,  cinza.

Acurácia identifica progênies que seguirão a mesma performance dos touros pais.


Tudo isso se dá no campo da genômica, uma tecnologia multidisciplinar de melhoramento genético, que avalia a interação entre os genes e o meio ambiente. “A genômica – relata Nobre -- é uma ferramenta de grande valia do ponto de vista da precisão dos valores. Ela assegura a confiabilidade dos dados”.

Atualmente, o programa de melhoramento genético de bovinos da Embrapa, já confere uma acurácia de 80%. E “quanto mais touro melhor”, ressalta Paulo Nobre, comentando que as mensurações sistemáticas, coletas de dados e cruzamentos de informações são os responsáveis pela base genética de alta performance dos sistemas para melhoria do rebanho brasileiro.

Veja agora este vídeo com uma entrevista interessantíssima do pesquisador Paulo Nobre, realizada   pelo programa Giro do Boi, do Canal Rural. E confira como a acurácia pode ajudar você a planejar melhor a evolução genética em sua fazenda.


EM-BR-22-0100

Siga a Elanco


Elanco e o logo em barra diagonal são marcas da Elanco e suas afiliadas ©️2021. Todos os direitos reservados. EM-BR-21-0079